Relevo brasileiro
O Brasil é um país que possui três grandes unidades de relevo: planaltos, planícies e depressões. Por encontrar-se no centro de uma placa tectônica (Placa Sul-Americana), nosso território não apresenta formação de montanhas.
Os planaltos abrangem a maior parte do nosso território, somando-se 11 unidades de relevo. Essas estruturas sofrem muitos desgastes de agentes externos. Os mais extensos planaltos brasileiros são os planaltos e chapadas das Bacia do Paraná, planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba, e planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste.
Todas as depressões brasileiras são relativas, ou seja, encontram-se acima do nível do mar, temos um total de 11 unidades de planícies. Formadas pelo desgastes de áreas de planaltos, as principais depressões do Brasil são as depressões amazônicas, sertanejas e a periférica sul-rio-grandense. Esses terrenos não ultrapassam os 200 metros de altitude. Somente a depressão periférica borda leste da Bacia do Paraná é que alcança maior altitude.
Já as planícies, terrenos mais planos e menos acidentados, são resultados de deposição de sedimentos de origem pluvial, lacustre ou marinha. O Brasil conta com seis unidades de planícies, sendo a planície e tabuleiros litorâneos e a planície do Rio Amazonas as duas maiores em extensão territorial presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário