segunda-feira, 9 de novembro de 2009

09/11/1989-A QUEDA DO MURO DE BERLIM



"A queda do Muro é o símbolo máximo da falência do sistema comunista e da derrota do socialismo real. Foi o grande impulso que gerou a derrocada da União Soviética", afirma o cientista político Christian Lohbauer, membro do Gacint (Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo).


"É um fato histórico que ultrapassa as dimensões alemãs e europeias, que marcou a vida de todas as pessoas, países e organizações por ser a imagem muito poderosa do fim de uma era", completa Lohbauer.

Para o historiador Angelo de Oliveira Sagrillo, professor de História Contemporânea da USP, a queda do Muro de Berlim evidenciou que a União Soviética deixaria de interferir nos países do Leste Europeu para conter movimentos de resistência ao comunismo, como fez anteriormente na Hungria e na Tchecoslováquia, por exemplo.

As políticas de liberalização e reestruturação na URSS (conhecidas como Glasnost e Perestroika), somadas à afirmação do então secretário-geral do Partido Comunista soviético, Mikhail Gorbachev, de que as tropas soviéticas não iriam interferir no regime comunista da Alemanha, impulsionaram os movimentos de resistência do país. Esses fatores foram cruciais para a queda do Muro e para o fim da União Soviética, dois anos depois.

"O regime comunista caiu primeiro no Leste Europeu porque tinha sido implantado por uma força externa – a URSS –, depois da Segunda Guerra Mundial", explica Angelo de Oliveira Sagrillo. "Na Rússia, ao contrário, a revolução socialista foi um movimento interno, nativo, do povo. Lá o socialismo tinha raízes mais fortes, e por isso conseguiu resistir mais um pouco".


Em tempo:

Muitas dessas pessoas que comemoraram a queda simbólica, não imaginavam o quenato ruim seria para elas terem apenas uma nação governante no planeta e que serviria como uma espécie de "xerife"do capitalismo. Não sabemos ao certo como estaria o mundo se o socialismo estiversse vigorando, mas o que sabemos é que opções são necessárias.SEMPRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário