quarta-feira, 21 de outubro de 2020

RELEVO- ADAPTADO

 

Tipos de relevo

A superfície terrestre, também conhecida como crosta terrestre, é bem dinâmica e apresenta quatro tipos de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Cada uma dessas estruturas apresenta formatos distintos, capazes de ser classificados por seu desenho na natureza e sua altitude. As formas de relevo são:

  • Montanhas

São formas de relevo de maior altitude (acima de 3000 metros) resultantes das atividades das placas tectônicas.choque das placas tectônicas faz com que o relevo suba, dando origem às montanhas. Uma cadeia de montanhas recebe o nome de cordilheiras, como exemplo temos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Existem montanhas jovens (formadas pelo tectonismo) e velhas (formadas em áreas mais remotas), que apresentam altitudes mais modestas.

  • Planaltos

São formações terrestres mais antigas e com altitude mais moderada, têm sua formação ligada aos processos erosivos e agentes externos da Terra, como chuva, vento e água. Como exemplos temos serras, morros e chapadas.

  • Planícies

As áreas de planícies apresentam estruturas pouco acidentadas, ou seja, com relevo mais plano. Podem apresentar-se na natureza de três formas: costeira, lacustre e fluvial.

  • Depressão

As depressões são formas de relevo de altitude mais baixa do que os terrenos a sua volta. Elas podem ser classificadas de duas formas: relativas absolutas.

  • Depressões relativas: são áreas que apresentam terrenos mais baixos do que o seu entorno, estando acima do nível do mar. Como exemplo temos os vales dos rios.
  • Depressões absolutas: são terrenos mais baixos do que o seu entorno, nesse caso, encontrando-se abaixo do nível do mar. O maior exemplo de uma depressão absoluta é o Mar Morto.
FONTE: https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-relevo.htm


Atividades sobre Relevo:





2- Complete o desenho abaixo,colocando os nomes nos retângulos  de cada relevo representado.


3- Ligue os pontos na ordem numérica e veja o resultado.

Qual o nome desse animal?_____________________________________________________

4- Agora que você já descobriu qual animal foi retratado no desenho acima, será que podemos identificar  nele algumas formas de relevo?
Circule onde estão as montanhas.
Circule onde se localiza a depressão.
Circule onde fica a planície.

Para realizar a atividade acima, use  como exemplo o desenho do dinossauro abaixo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário