segunda-feira, 22 de agosto de 2011

431-pré-recuperação-Globalização, guerra fria e nova ordem mundial



Queridos...
Deixo com vocês 20 questões para estudar para a prova da semana que vem.
Divirtam-se







(Fuvest-SP)

1. Diferentemente da forma keynesiana e socialdemocrata que, desde o pós-Segunda Guerra, havia definido o Estado como agente econômico para regulação do mercado e para investimento nas políticas de direitos sociais, agora, o capitalismo dispensa e rejeita a presença estatal não só no mercado, mas também nas políticas sociais, de sorte que a privatização também tornou-se estrutural.

CHAUÍ, Marilena, abr. 1994.

À concepção que, na atualidade, critica o keynesianismo e o Estado de bem-estar dá-se o nome de:

a) liberalismo clássico.

b) neoliberalismo.

c) socialdemocracia.

d) liberal-socialismo.

e) conservadorismo clássico.

(PUC-PR)

2. Toda riqueza é criada pelo trabalho. O capital nada cria, mas ele próprio é criado pelo trabalho. O valor de todas as utilidades é determinado pela quantidade de trabalho necessária para produzi-las.

BURNS, Edward McNalls. História da Civilização Ocidental. Globo, 1964. V. II.

Conforme a ideologia marxista ou doutrina comunista, o texto exprime uma das suas premissas fundamentais:

a) à interpretação econômica da história.

b) ao materialismo dialético.

c) à doutrina da mais-valia.

d) à luta de classes.

e) à teoria da evolução socialista.

(FGV-SP)

3. O colonialismo, alimentado pela Revolução Comercial, entrou em extinção no início do século XIX, devido a fatores como a decadência do mercantilismo e o interesse pelo desenvolvimento interno, que acompanharam as primeiras fases da Revolução Industrial. No entanto, após a Segunda Revolução Industrial, ressurge um novo imperialismo, que se alastrará principalmente para a África e a Ásia.

Na base desse novo imperialismo encontramos:

a) o alastramento da industrialização para outros países além da Inglaterra, o que gerou excedentes de produtos manufaturados e de capitais, competição por novos mercados, além de campos de investimentos e novas fontes de matérias-primas.

b) a busca do poder e riqueza do Estado através da acumulação de ouro nos cofres públicos, para que o governo pudesse manter exércitos e equipar armadas e, ao mesmo tempo, garantir o suprimento de produtos tropicais.

c) a necessidade de encontrar novos mercados para que se pudessem gerar excedentes de produtos manufaturados nos países industrializados que, ao exportá-los, acumulariam ouro internamente, sinônimo de poder e riqueza.

d) o livre-câmbio internacional, base para a maior eficiência produtiva e distribuição ótima de recursos, condição indispensável para a venda dos excedentes de produção da metrópole e compra das matérias-primas das colônias.

e) o aproveitamento da mão-de-obra barata e dos recursos naturais abundantes das colônias para a produção de mercadorias manufaturadas a custos mais baixos do que os conseguidos na metrópole.

(UFAL)

4. A partir da década de 1970, o panorama produtivo mundial começou a ser alterado, dando início ao que se convencionou chamar de Terceira Revolução Industrial, que tem como bases:

a) a busca de mão-de-obra abundante e barata, a proximidade dos mercados consumidores e a volta ao padrão energético do carvão.

b) o desenvolvimento das indústrias eletromecânicas e a estreita dependência da localização industrial próxima às matérias-primas.

c) o desenvolvimento da microeletrônica e da transmissão de informações, a automação e a robotização.

d) a padronização dos produtos para a homogeneização dos mercados consumidores e o estabelecimento de linhas de montagem com operários especializados.

e) a concentração da concepção e execução dos produtos em um só local e a confirmação do padrão energético termelétrico.

(UFPI)

5. Com relação a algumas características socioeconômicas dos países subdesenvolvidos, assinale a alternativa correta.

a) Forte influência de empresas multinacionais que controlam grande parte da economia, além de considerável dívida para com bancos estrangeiros.

b) Nível científico e tecnológico elevado, com altas taxas de escolaridade proporcionando um grande crescimento industrial.

c) Elevado nível de vida da população, com boas condições de alimentação e habitação, além de elevada eficiência na prestação de serviços.

d) Agricultura intensiva com elevados índices de produtividade resultantes do emprego de tecnologia avançada.

e) A população apresenta no seu conjunto elevado nível de vida com baixas taxas de mortalidade infantil e de expectativa de vida.

(UECE)

6. A respeito do “subdesenvolvimento” é correto afirmar que:

a) o subdesenvolvimento é uma situação socioeconômica caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais.

b) antes de serem países desenvolvidos, Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha passaram pelo subdesenvolvimento.

c) neste final de século, a principal contradição da ordem mundial é o conflito Leste × Oeste, isto é, entre os países ricos e os países pobres.

d) as disparidades socioeconômicas entre os países surgem com as grandes navegações (séculos XV e XVI), daí se formando os países subdesenvolvidos.

(UNIRIO-RJ)

7. O texto a seguir retrata uma das faces do processo de globalização.

Sob pressão dos vizinhos, Espanha e Itália erguem barreiras contra refugiados O sinal mais evidente da política de linha dura para barrar a migração é a cerca que está sendo erguida em torno de Ceuta e Melilla, dois entrepostos comerciais encravados no território de Marrocos, em pleno norte da África, mas que pertencem à Espanha desde o século XVI.

VEJA, 2 set. 1998.

Da leitura do texto podemos inferir corretamente que a(s):

a) abertura das fronteiras comerciais, em decorrência da globalização, não foi acompanhada da liberação dos fluxos populacionais.

b) integração econômica, alavancada pelo processo de globalização, tem rompido as fronteiras dos estados nacionais.

c) americanização do planeta, promovida pela globalização, tem descaracterizado a cultura dos países africanos.

d) formação de blocos econômicos tem proporcionado maior integração entre a África e a Europa.

e) antigas metrópoles procuram resguardar, da influência globalizante, seus domínios territoriais na África.

(Unioeste-PR)

8. A respeito da moderna divisão internacional do trabalho, é incorreto afirmar:

a) Alguns países subdesenvolvidos, além de exportadores tradicionais de matérias- primas para os países desenvolvidos, exportam também produtos manufaturados, tais como calçados, tecidos e até automóveis.

b) Empresas multinacionais instaladas nos países subdesenvolvidos remetem boa parte dos seus lucros aos países desenvolvidos.

c) Bens manufaturados exportados pelos países subdesenvolvidos, via de regra, têm preços mais baixos e menor valorização no mercado internacional.

d) A transferência de tecnologias e a proibição de remessas de lucro para o exterior tornaram-se importantes mecanismos utilizados pelas empresas multinacionais instaladas na América Latina para desenvolver nosso parque industrial após a década de 1950.

e) Empresas multinacionais têm-se utilizado da vasta mão-de-obra barata, das matérias-primas a baixo custo, dos incentivos fiscais e da frequente inexistência de legislação ambiental nos países subdesenvolvidos.

(UERJ)

9. O filme publicitário começa com meninos jogando futebol na rua. Logo essas cenas passam a ser intercaladas, de forma simétrica, com imagens de Ronaldinho jogando pela seleção brasileira. [...] Uma típica cena brasileira usada para vender uma marca americana, a Nike? [...] Com faturamento de US$ 9,2 bilhões no ano fiscal terminado em maio de 1997, a fabricante de roupas e calçados esportivos Nike acabou se tornando, nos últimos anos, um dos melhores exemplos de uma empresa global [...]. A Nike não é dona de nem sequer uma fábrica, não emprega nenhum operário, não tem nenhuma máquina. [...] Atualmente, cerca de 80% dos calçados da Nike são feitos em fábricas de cinco países asiáticos [...].

Adap.: FOLHA de S.Paulo, 2 nov. 1997.

Dentre as características do atual modelo de produção industrial, a que melhor se relaciona às informações do trecho anterior é:

a) mercado de trabalho que exige qualificação da mão-de-obra.

b) estratégias de produção que transpõem as fronteiras nacionais.

c) pesquisa científica que promove o desenvolvimento de novas tecnologias.

d) ramos industriais novos que constituem elementos dinâmicos da economia.

(UFSC)

10. A economia-mundo foi reforçada quando as empresas transnacionais cruzaram as fronteiras dos Estados nacionais, deslocando seu capital para regiões que atendiam de forma mais adequada a seus interesses econômicos. Com a globalização, porém, outros problemas, em âmbito mundial, foram se tornando cada vez mais evidentes, exigindo soluções. Abaixo encontram-se proposições relativas a essas questões. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) O acirramento da divisão Norte × Sul, baseado em critérios socioeconômicos, apresenta como destaque o grande contingente de nações subdesenvolvidas, observando-se que os países emergentes convivem com os da África Subsaariana, marginalizados da economia global.

( ) A transmissão em tempo real de acontecimentos de qualquer parte da Terra é fruto do avanço das telecomunicações, como ocorreu com a Copa do Mundo de 2002, realizada na Coréia do Sul e no Japão, importante Tigre Asiático e segunda maior economia do planeta, respectivamente.

( ) A dimensão cultural da globalização é necessária para o estabelecimento das grandes corporações transnacionais e se manifesta por meio da música, da televisão e de filmes, sugerindo ao mundo um padrão de vida e consumo a ser seguido por todos.

( ) O terrorismo e qualquer outra atividade do crime organizado, como as máfias e o tráfico de drogas, de mulheres e de crianças, encontram mais facilidades para expandir suas ações criminosas graças aos avanços tecnológicos das comunicações, oriundos da Revolução Técnico-científica e Informacional.

( ) A globalização da pobreza, a parte cruel da atual fase do capitalismo, caracterizada pelas diferenças cada vez maiores entre ricos e pobres, quer sejam indivíduos, regiões ou países, tem gerado protestos em várias partes do mundo, como ocorreu no Fórum Social Mundial, realizado recentemente em Porto Alegre.

(UFC-CE)

11. Sobre as empresas multinacionais e sua atuação em escala mundial, na atualidade, é correto afirmar que:

a) vem acontecendo uma ampla distribuição geográfica dos investimentos e a mundialização das aplicações financeiras.

b) todos os lucros dessas empresas voltam para serem reinvestidos nos seus países de origem.

c) a estrutura de produção tem pouca relação com o desenvolvimento científico, tecnológico e informacional.

d) a aliança entre as empresas tem dificultado a ampliação e a garantia de novos mercados.

e) com a associação de muitas empresas, foi possível eliminar, na sua totalidade, a existência de holdings e cartéis.

(UFPI)

12. No que diz respeito ao processo de globalização hoje dominante no espaço mundial, analise as seguintes afirmações.

I. A expansão das multinacionais vem provocando a descentralização das atividades produtivas, das aplicações de capitais e a interligação dos mercados em escala mundial.

II. O desenvolvimento científico-tecnológico constitui-se um dos principais fatores para a retração do capitalismo globalizado.

III. As cidades globais ou metrópoles mundiais são os centros de decisões do capital, as sedes das principais empresas financeiras, pólos de pesquisa tecnológica e de comando da economia mundial.

De acordo com as afirmações acima, é correto afirmar que:

a) I e II são verdadeiras.

b) I e III são verdadeiras.

c) I, II e III são verdadeiras.

d) apenas I é verdadeira.

e) apenas II é verdadeira.

(Fatec-SP)

13. No mundo multipolar pós-Guerra Fria, o poder é medido pela capacidade econômica: disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da mão-de-obra, nível de produtividade e índices de competitividade (…). Outro importante aspecto é o aprofundamento da tendência de globalização (…) fortalecimento dos blocos econômicos supranacionais.

SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 1998.

Nesse contexto, os países mais poderosos no mundo, hoje, são, além dos Estados Unidos:

a) a Itália e o Japão.

b) a França e a Rússia.

c) a Alemanha e a Rússia.

d) o Reino Unido e a Itália.

e) a Alemanha e o Japão.

(Cesgranrio)

14. A rigor, a história do capitalismo pode ser vista como a história da mundialização, da globalização do mundo. Um processo histórico de larga duração, com ciclos de expansão e retração, ruptura e reorientação. Alguns dos seus centros históricos e geográficos assinalam épocas importantes: Veneza, Amsterdã, Madri, Lisboa, Londres, Paris, Berlim, Nova York, Tóquio e outros. Assim se caminha do século XVI ao XX, passando pelo mercantilismo, a acumulação originária, o despotismo esclarecido, as revoluções burguesas, os imperialismos, as revoluções de independência,

as revoluções socialistas, o terceiro-mundismo e a globalização em marcha nessa altura da história.

IANNI, O. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. p. 55-6.

No mundo globalizado em que vivemos, Estados Unidos, Japão e Alemanha representam os mais importantes centros geográficos. Entretanto, também a China se vem destacando no cenário mundial, recentemente, em virtude de sua:

a) importância cultural.

b) extensão territorial.

c) atuação diplomática.

d) massa de população.

e) capacidade de exportação.

(PUC-SP)

15. Abaixo apresentamos três críticas frequentes sobre a globalização. Leia-as atentamente:

1. Tem provocado uma grande homogeneização de hábitos e costumes no mundo, produzindo impactos deterioradores nas culturas locais, ocasionando assim sérios problemas de identidade nos povos.

2. Estaria enfraquecendo as fronteiras nacionais, permitindo que ingressemos na era do livre comércio, no entanto, jamais os fluxos do comércio mundial – em grande escala – estiveram sob controle tão poderoso.

3. Tem ocasionado um aumento da desigualdade social no mundo entre os países e também internamente em cada país, basta ver que há indicações de crescimento da concentração de renda em muitos países.

Noam Chomsky é um intelectual americano muito conhecido, entre outras razões, por sua postura contra a política externa dos EUA e a globalização. No mês de setembro de 2000 (no dia 10), ele escreveu um artigo na Folha de S.Paulo no qual reitera as posturas mencionadas. A seguir apresentamos alguns trechos:

[...] nos EUA [...] os salários da maioria dos trabalhadores estagnaram ou caíram, as horas de trabalho aumentaram drasticamente

[...] os benefícios e o sistema de seguridade foram reduzidos.

[...] a maior parte do comércio mundial é [...] operada centralmente por meio de contratos entre grandes empresas.

[...] durante os ‘anos dourados’ (antes da globalização) os indicadores sociais seguiam o PIB. A partir da metade dos anos 1970, esses indicadores vêm declinando.

Assinale a alternativa que indica as críticas à globalização que se identificam com as frases de Chomsky.

a) Todas as críticas.

b) Somente a 1 e a 3.

c) Somente a 2 e a 3.

d) Somente a 3.

e) Somente a 1 e a 2.

(UFSM-RS)

16.A nova ordem geopolítica mundial, que tem prevalecido ao longo da década de 1990, caracteriza-se pela:

I. ascensão de uma ordem bipolar, marcada pela rivalidade entre dois tipos de

economia – a planificada e a de mercado – e pela oposição Leste × Oeste.

II. disputa militar, política, econômica e ideológica entre as duas superpotências

mundiais, a fim de aumentar as suas zonas de influência.

III. rivalidade/parceria entre os três pólos ou centros econômicos e tecnológicos e pelo

agravamento das disparidades entre os países do Norte, ricos, e os países do Sul,

pobres.

Está(ão) correta(s):

a) apenas I.

b) apenas I e II.

c) apenas III.

d) apenas II e III.

e) I, II e III.

(Enem)

17.

Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um

padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.

b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.

c) choque ideológico entre a Alemanha nazista/União Soviética stalinista, durante os anos 1930.

d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.

e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

(Enem)

18. Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatório do Desenvolvimento Humano, do qual foi extraído o trecho abaixo.

[…] Nos últimos anos da década de 1990, o quinto da população mundial

que vive nos países de renda mais elevada tinha: 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefônicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexões com a lnternet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres – que era de 30 para 1, em 1960 – passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.

De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela:

a) diminuição da disparidade entre as nações.

b) diminuição da marginalização de países pobres.

c) inclusão progressiva de países no sistema produtivo.

d) crescente concentração de renda, recursos e riqueza.

e) distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.

(UFPI)

19. Com relação a algumas características socioeconômicas dos países subdesenvolvidos, assinale a alternativa correta.

a) Forte influência de empresas multinacionais que controlam grande parte da economia, além de considerável dívida para com bancos estrangeiros.

b) Nível científico e tecnológico elevado, com altas taxas de escolaridade proporcionando um grande crescimento industrial.

c) Elevado nível de vida da população, com boas condições de alimentação e habitação, além de elevada eficiência na prestação de serviços.

d) Agricultura intensiva com elevados índices de produtividade resultantes do emprego de tecnologia avançada.

e) A população apresenta no seu conjunto elevado nível de vida com baixas taxas de mortalidade infantil e de expectativa de vida.

(Unicamp-SP)

20. Explique sucintamente a formação da Otan (1949), do Pacto de Varsóvia (1955) e a organização política e espacial resultante.

Gabarito:

1-B, 2-C,3-A,4-C,5-A,6-A,7-A,8-D,9-B- 10-vvvv, 11-A,12-B,13-E,14-E,15-C,16-C,17-E,18-D,19-A, 20- Otan= é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte que foi assinado em 4 de abril de 1949.Ela foi criada com o principal argumento de "responder" ao bloqueio da cidade de berlim. Agora falemos do Pacto de Varsóvia. O Pacto de Varsóvia foi criado em 1955 em resposta a OTAN, era um plano que tinha como objetivo dar apoio militar a todos os paises (socialistas) membros do Pacto.
Esses dois blocos militares delimitavam as zonas de influência das superpotências na Europa, separadas pela Cortina de Ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário