sábado, 4 de junho de 2011

Personagens importantes= Marcus garvey


Hoje irei falar de um personagem histórico muito importante. Seu nome: Marcus Mosiah Garvey. Esse é considerado um dos maiores ativistas da história do movimento nacionalista negro. Garvey liderou o movimento mais amplo de descendentes africanos até então.
É lembrado por alguns como o principal idealista do movimento de "volta para a África". Na realidade ele criou um movimento de profunda inspiração para que os negros tivessem a "redenção" da África, e para que as potências coloniais européias desocupassem a África.

Importante discurso e Garvey:

"Nós não temos nenhuma animosidade contra o homem branco. Tudo o que temos, como uma raça deseja, é um lugar ao sol. Quatro milhões de pessoas são numerosas, mas não demais para ter um lugar ao sol."
"
Se 60 milhões de anglo-saxões podem ter um lugar ao sol, se 60 milhões de alemães podem ter, um lugar ao sol, se 60 milhões de japoneses pode ter um lugar ao sol, se 7.000.000 Belgas podem ter um lugar ao sol, não vejo por que, sob os mesmos princípios, 400.000.000 de pessoas Pretas não podem ter um lugar – um grande lugar ao sol também."

Criação de Marvey:

A Associação Universal para o Progresso Negro (AUPN), em Inglês - Universal Negro Improvement Association and African Communities League (UNIA), é uma organzação internacional de auto-ajuda fundada por Marcus Garvey. Foi inicialmente registada o nome de "Associação Conservadora Universal e Liga das Comunidades Africanas para o Progresso Negro" (sendo posteriormente removida a palavra "Conservadora") na jamaica a 1 de agosto de 1914.

Bandeira da AUPN


Nenhum comentário:

Postar um comentário