sábado, 22 de agosto de 2009

Socialismo e o comunismo: Qual a diferença?


Olá pessoal, por muito tempo me fiz essa mesma pergunta e quase nunca obtive uma resposta clara e objetiva, portanto, para aqueles que ainda tem alguma dúvida quanto a esses dois sistemas politico-econômicos, aí vão alguns tópicos:
Socialismo:Série de doutrinas quebusca como finalidade a socialização dos meios de produção. Partindo do pressuposto de que os problemas sociais derivam das desigualdades entre os indivíduos, esse sistema visa à extinção da propriedade privada.
Comunismo é um sistema de governo onde não existem classes sociais, propriedade privada, e o mais importante, não existe a figura do Estado; essa é a diferença. Em outras palavras, o socialismo é uma etapa de transição anterior ao comunismo que visa o desaparecimento do capitalismo. No comunismo, não há a necessidade de existência de um Estado em virtude do fato de que todas as decisões políticas são tomadas pela democracia operária.
Ambos derivam do grande filósofo Karl Marx, mas não pensem nele como um comunistasinho, comedor de criancinhas.
Ele é muito mais que isso. É a base de um pensamento de sociedade que tem como pano de fundo a luta de classes. Portanto, uma concepção. Mais que uma ideologia.
Se você busca revolucionar seu espaço por não estar satisfeito com algo, leia Karl Marx. Ele servirá de base conceitual para sua luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário